sexta-feira, 24 de julho de 2015

JOSÉ MACHADO PAIS





Apresentação do Monólogo Cantante 

A PELEJA DA VOZ COM A LÍNGUA


Na Comemoração dos 50 anos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa


José Machado Pais abre o evento dizendo:

No ano do Brasil em Portugal, Numa Ciro apresenta-nos uma realidade bem viva do nordeste brasileiro, que se reaviva em reminiscências de um  passado compartilhado. 

A força prosódica da palavra nas cantorias do nordeste brasileiro espelha influências múltiplas – africanas, indígenas e até jesuíticas, como sustentou Mário de Andrade, ao apontar a indisfarçável presença da rítmica livre de origem oratória nos cantos ao desafio, tão abundantes em todo o Brasil, especialmente no seu nordeste.

Com sua penetrante voz nordestina, Numa Ciro reaviva-nos essas heranças musicais que remontam também à cultura musical arábico-ibérica, com seus versos improvisados, semi-recitados ou cantados, tão presentes nas cantorias e repentes do nordeste brasileiro. É nessa matriz  que, em Portugal, se filiavam os jograis e madrigais, as músicas ambulantes de cegos ou os fados de rua.

Essa ludicidade poética vem ao nosso encontro pela voz vibrante de Numa Ciro, no seu monólogo cantante A peleja da voz com a língua. Nem tudo o que sabemos conseguimos explicar. Sabemos apenas que Numa Ciro faz dançar a voz com o canto numa viva peleja de melodias, onde, como ela própria diz, “o desejo da rima é combinar”. E isso vê-se, ouve-se e sente-se no seu canto, todo ele feito de encantos, todo ele feito para encantar.


JMP



Licenciado em Economia e doutorado (com agregação) em Sociologia, é Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Foi Professor Visitante em várias universidades europeias e sul-americanas e Professor Catedrático Convidado do ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa. Coordenou oObservatório Permanente da Juventude Portuguesa e o Observatório das Actividades Culturais. Foi consultor da União Europeia e do Conselho da Europa, tendo sido Vice-Presidente do Youth Directorate of the Council of Europe. Foi Director da revista Análise Social e da editora Imprensa de Ciências Sociais e Subdiretor do ICS-ULisboa (três mandatos). Foi também Vice-Presidente da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa. Em 2003, recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciências Sociais e, em 2012, oPrémio ERICS (Prémio Estímulo e Reconhecimento da Internacionalização em Ciências Sociais). Presentemente é diretor da Imprensa de Ciências Sociais e membro do Senado da Universidade de Lisboa.

Tem dirigido vários projetos internacionais em  diferentes domínios das Ciências Sociais e publicado em revistas internacionais de referência, como: Análise SocialCadernos de Pesquisa; Educação & Sociedade; Espaces et Sociétés; Estudos Avançados (USP) ; Ethnography; Etnográfica; International Social Science Journal; Journal of Education Policy; Journal of Youth Sdudies; Leisure Studies; Margem (PUC-SP); Pensamiento Iberoamericano; Revista Brasileira de Educação; Revista Brasileira de Sociologia; Revista de Ciências Sociais (UFC); Revista de Estudios de Juventud (Madrid); Revista Iberoamericana de Juventud; Revista Salud Pública de México; Saúde e Sociedade (USP); Sociétés; Tempo Social (USP); Sociologia, Problemas e Práticas; World Leisure & Recreation; World Leisure Journal.

Publicou cerca de 40 livros – mais de 20 de autoria individual - de entre os quais se destacam: A Prostituição e a Lisboa Boémia (Lisboa, 1985, 2008, 2016); Artes de Amar da Burguesia (Lisboa, 1986, 2006); Culturas Juvenis(Lisboa, 1993, 1995, 2003);  Consciência Histórica e Identidade (Oeiras, 1999, 2016); Sousa Martins e suas Memórias Sociais: Sociologia de uma Crença Popular (1994); Sociologia da Vida Quotidiana (Lisboa, 2002, 2004, 2007, 2010, 2012; 2015); Ganchos, Tachos e Biscates. Jovens, Trabalho e Futuro (Porto, 2001, 2003, 2005, 2016);Nos Rastos da Solidão (Porto, 2006, 2007, 2016); Lufa-lufa Quotidiana. Ensaios sobre Cidade, Cultura e Vida Urbana (Lisboa, 2010, 2014); Sexualidade e Afetos Juvenis (Lisboa, 2012); Enredos sexuais, Tradição e Mudança: as Mães, os Zecas e as Sedutoras de Além-mar (Lisboa, 2016).

Outras publicações (como coordenador): Práticas Culturais dos Lisboetas (Lisboa, 1994); Jovens Portugueses de Hoje (Lisboa, 1998); Gerações e Valores na Sociedade Portuguesa Contemporânea (Lisboa, 1998); Religiosidade e Bioética (Lisboa, 2001); Sonoridades Luso-Afro-Brasileiras (Lisboa, 2004); O Visual e o Quotidiano (Lisboa, 2008); Novos Trilhos Culturais (Lisboa, 2010); Tempos e Transições de Vida (Lisboa, 2010);   Jovens e Rumos(Lisboa, 2011); Portugal Social de A a Z. Temas em Aberto (Lisboa, 2013); Os jovens portugueses no contexto da Ibero-América (Lisboa, no prelo, 2015). No Brasil publicou os livros: Tribos Urbanas (São Paulo, Annablume, 2004, 2006); Vida Cotidiana: Enigmas e Revelações (São Paulo, Cortez, 2005) e Criatividade, Juventude e Novos Horizontes Profissionais (Zahar, Rio de Janeiro, 2012); Os jovens Portugueses no Contexto da Ibero-América(Lisboa, 2016).






Nenhum comentário:

Postar um comentário