segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A VIDA EM ROMEU E JULIETA

"Comecei a pintar aos 25 anos por incentivo do meu esposo Manasses Borges que é filho de J. Borges (José Francisco Borges) renomado Xilogravurista e Cordelista pernambucano". Diz Rosângela Borges



ROMEU E JULIETA
COMO ESCAPARAM DA TRAGÉDIA 

UM ROMANCE PARAIBANO 
PARA O TEATRO DE MAMULENGOS

por Numa Ciro


Teatro Candido Mendes / Ipanema 
Outubro/ Novembro/ Dezembro 2013


Este Romance faz parte do Monólogo Cantante 
A Peleja da voz com a Língua - O Amor



Cena do Teatro de Mamulengos




Romeu
Julieta! Julieta! Pareces morta!!!
Não consigo acreditar.
Jurei contigo morrer,
mas começo a duvidar...

… se vale a pena partir
sem a certeza de achar
do outro lado da vida
o que mais quero encontrar.


Morreste de amor por mim.
Algo me diz que não devo arriscar.
Sai pra lá punhal safado.
Cadê o frade pra nos salvar?


Mamulengo



A madrugada já vem.
Ouço ao longe a cotovia.
Se eu morri, ressuscitei.
Quero ver a luz do dia.


Julieta
Não é a cotovia, é o rouxinol:
Canta para quem anoitece.
Na versão do bardo inglês,
anoitece mas não amanhece.

Boneca de Pano


Romeu
Julieta, será que ouço a tua voz?
Estarei louco? Sonhando, talvez!
Eu tento escapar da morte
e tu me salvas da viuvez!


Cena do Teatro de Mamulengos



Julieta
Romeu, Romeu, tu não morreste!
Não preciso, portanto, me matar.
Que alívio, fujamos do autor:
ele planeja nos suicidar.


Não encontrei ainda a referência autoral desta imagem


Romeu
Julieta! Como Escapuliste?
Meu docinho de goiaba!
Pela nossa vida amorosa,
Shakespeare é quem se atrasa.
















Julieta
Romeu meu, queijinho meu!
Há mais perigo em teus olhos
que já viram os olhos meus.
Ai meus olhos! ainda não viram tanto.
Vai cegar-me a luz dos teus.






Romeu
Tu vês perigo em meus olhos?

Queres cegá-los? São teus.
Se o amor é cego, Julieta,
um cego sábio e feliz serei eu.


NOEMISA
Minas Gerais/ Vale do Jequitinhonha


Julieta
Apressemos o passo:
isso vai dar em tragédia.
Não quero morrer tão nova,
prefiro viver na comédia.


Mamulengos de Caruaru - Pernambuco


Romeu
O autor, com o atraso do frade,
quis imitar as desgraças mais cruéis,
tal a de Píramo e Tisbe.
Prefiro viver nos bordéis.





Píramo e Tisbe*

 

Julieta
Lets go to América!
Aquela! debaixo da linha do Equador,
onde não existe pecado
e tem gente de toda cor.



Mamulengos e Bonecas de pano nordeste Paraíba e Pernambuco


Romeu
Pampas, praias, caatingas e cascatas.
Florestas misteriosas, jardins, selvas e matas.
Sambas, maracatus, bossa nova e emboladas.
Teatro de mamulengos, coco de roda e congadas.  






Julieta

Vamos logo po Brasil,

Onde a mulher tem razão. 

Dona Flor tem dois maridos

E Maria Bonita?

Desbandidou Lampião. 







Romeu
Mas primeiro vamos passar
pelo reino de Portugal.
Conhecer o Tejo em Lisboa
e a sua Indústria Naval.





Julieta

Caravelas, Romeuzinho!

Quero visitar em Alcobaça 

os túmulos de Pedro e d’ Inez:

Não puderam escapar da desgraça...




Túmulos de Pedro e de Inez**









ROMEU
Pois…
Infelizes os dois sucumbiram
às leis da casa real.
Nossas casas que se danem,
nosso amor é que é real.


Julieta
Mais rápido, Romeu!
não quero meu nome naquela expressão:
“Agora é tarde, Inez é morta”.
Nem morta! quero tal coroação.





Romeu
Brasil, lá vamos nós!
Pra Roliude do nordeste.
Quem era besta de morrer?
Quem quiser que faça o teste.


Julieta
Saímos daquela Sss-cripta,
nem Shakespeare nos viu.
Enganamos todo mundo.
Atrás de nós?! Nem psiu.




Letreiro na entrada da cidade de Cabaceiras - Região do Cariri Paraibano**.



na Roliude Nordestina 

 Romeu 

Psiu Psiu... ouviu psiu? 

Já ficamos famosos!

Quem passa por nós... já vem sorrindo!

O olhar do amor nos olhos amorosos

 



 Julieta

Esta terra é curiosa.

Aqui chegamos, tivemos sorte!

Já sabiam da nossa história:

De como escapamos da morte



NOEMISA
Minas Gerais/ Vale do Jequitinhonha


 Romeu

Ontem soube, nos pubs deles

- aqui se chamam botecos -

que os artistas inventaram

de fazer nós de bonecos.


DONA ISABEL 
Minas Gerais/ Vale do Jequitinhonha


 Julieta

Hoje na feira, até chorei,

Romeuzinho... eu já ia te contar:

Tem nós dois em todo canto,

em todas as pouses de amar.



 

Julieta

Artes de barro, de louça, de pedra e papel;

de tinta, caneta, de pano e de pau.

E assim, feito Arte, vivemos

em Feiras, Museus... 

Na Casa do Pontal!!!



ZÉ CABOCLO
Alto do Moura/Caruaru - Pernambuco

 


* Píramo e Tisbe - Livro IV das Metamorfoses - Poema Épico do poeta latino Publius Ovidius Naso (43 a.C./17 d.C.). 
Não encontrei ainda o nome do Autor desta Imagem

** 

**O Lagedo de Pai Mateus, no município de Cabaceiras, no Cariri paraibano, é um dos mais belos monumentos do relevo brasileiro. O Letreiro, de 80 metros de comprimento por cinco de altura,  "Roliúde Nordestina" vem do fato de ter sido escolhido como locação de pelo menos 30 filmes entre eles O Auto da Compadecida, de Guel Arrais; Viagem através do Brasil e São Jerônimo, de Júlio Bressane;  Cinema Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes. Além de se constituir como um dos cenários mais belos do mundo, exibe uma luz e um céu esplendorosos é o lugar que menos chove no Brasil. Isso atrai os produtores - pelo baixo custo do orçamento, porque dificilmente perderão dias de filmagem por mudança do clima - e os realizadores pela exuberância da topografia e da flora.

4 comentários: