domingo, 7 de fevereiro de 2016

A PRIMEIRA PARCERIA: TÂNIA CHRISTAL



TÂNIA CHRISTAL





AH SE VOCÊ FOSSE IGUAL A MIM


Música  Tânia christal
Letra      Numa Ciro



Sonhei contigo e acordei
Sentindo como se estivesses rindo ao meu lado
Olhei lá longe
Dentro de mim não havia distância
Ah se você fosse igual a mim
Ah se você fosse igual a mim

Passei o dia pensando no sonho
E até senti você 
Quase chegando
Quase chegando
Dentro de mim não havia distância

Ah se você fosse iguala mim
Ah se você fosse igual a mim

E agora de noite escrevendo este sonho
Me pego sonhando
Até ouço passos
Me assustam teus braços
Parece que estás aqui
Dentro de mim não havia distância

Ah se você fosse igual a mim
Ah se você fosse igual a mim...

"Se todos fossem iguais a você"

Ah se você fosse igual a mim
  Ah se você fosse igual a mim...


FANTASIA NA REAL


Música:  Tânia Christal
Letra: Numa Ciro



PORTINARI



Não tem nada não
Este amor vai ser notícia
Vai virar fofoca de revista
Virar mesa ou caso de polícia
Às vinte horas na televisão

Vai ser uma tal metamorfose
que nem você vai reconhecer
E quando ver nossa história pelas telas 
Assistirás como se não fosses tu
Aquele homem fantasiado de artista
Indiferente ao amor daquela atriz


Guido Reni
Cleopatra con il serpente
1630

E no final
Quando ela se suicida
com o veneno do seu próprio coração

Você aplaude se a cena for perfeita
E no seu carro vai ouvindo essa canção
Você aplaude se a cena for perfeita
E no seu carro vai ouvindo essa canção


Walter Firmo 

Tudo isso é fantasia de escritor
Chamam roteiro a trajetória deste amor

Cai na real
Cai na real
Segura o sonho pra soltar no carnaval
Cai na real
Cai na real

Segura o sonho pra soltar no carnaval


DEPOIS

Letra Numa Ciro
Música Tânia Christal


Depois eu triste
Depois eu faço
Depois eu durmo
Depois não quero
Depois não tem perdão
Depois
É só talvez
Depois

Depois eu canto
Depois eu choro
Depois é amanhã
Depois
Não vai acontecer agora
Depois
Tanto faz
Depois
Não sei...

Depois eu trago
Depois!

Você disse que não há depois
Depois eu faço qualquer coisa com isso

Você disse que não há depois
Depois eu faço qualquer coisa com isso

Você disse que não há depois
Depois eu faço qualquer coisa com isso

Você disse que não há depois
Depois...
Eu vou andar por aí...

Depois eu volto
Depois eu posso
Depois…
Você disse que não há depois
Depois eu faço qualquer coisa com isso

Você disse que não há depois
Depois eu faço qualquer coisa com isso

Você disse que não há depois
Depois eu faço qualquer coisa com isso

Você disse que não há depois
Depois...

Depois eu triste
Depois eu faço
Depois eu durmo
Depois não quero
Depois não tem perdão
Depois
É só talvez
Depois
É amanhã
Depois
Não vai acontecer agora
Depois
Tanto faz
Depois
Não sei...

Depois eu trago
Depois!

Você disse que não há depois
Depois eu faço qualquer coisa com isso

Você disse que não há depois
Depois eu faço qualquer coisa com isso

Você disse que não há depois
Depois eu faço qualquer coisa com isso

Você disse que não há depois
Depois... 
Eu vou andar por aí...









TÂNIA CHRISTAL APONTA PARA OUTRA LINHA SONORA 
NA TERRA DO MANGUE BEAT

O óbvio seria o mangue beat, movimento que teve amplitude nacional em meados dos anos 90, liderado por Chico Science e sua Nação Zumbi. Mas, apesar de ter os pés finados nas raízes, a tendência é seguir outra linha musical. Mas não apenas uma específica. Todas juntas. É a multisonoridade, a estranheza e o inusitado que caracterizam o primeiro disco dos pernambucanos Tânia Christal e do Grupo Bom Sucesso Samba Clube.

(...)

O disco independente, de Tânia Christal, foi realizado através da lei de incentivo à Cultura Municipal e contou com o apoio do Hospital Santa Joana.

Nas 12 faixas, Tânia conta histórias desses "incontabilizados" 12 anos de carreira e diz:

"A direção artística foi toda minha para deixar bem claro o meu estilo, apesar de ter muita liberdade e diversidade de ritmos como valsa, tango e bolero".

As letras exploram abertamente uma ótica feminina da vida.




                               por
Aline Feitosa - Diário de Pernambuco


Em 2002, após décadas de ralação e acreditando na originalidade de seu trabalho, Tânia lançou de forma independente seu primeiro álbum - homônimo. Tânia Christal saiu com uma tiragem de dois mil exemplares. Rendeu em dezembro daquele ano show no pequeno Teatro Apolo, com um público formado basicamente por amigos e pelo fã clube Butantânia. Era a apresentação de suas composições (a maioria em parceria com o baixista e companheiro-amante Claude Burg e com Numa Ciro). Também era a despedida da artista - que havia feito um dos disco mais originais daquela safra pernambucana - de sua cidade, que pouco reconheceu o valor de seu talento. Partiu para a Europa. Participou de festivais como o Femme Le Monde, em Paris. Ficou um tempo na França (país de Claude) e hoje mora em Portugal, onde remontou uma banda, com o primeiro nome que arriscou no mercado do Recife: Sô Severino.

CLAUDE BURG  E TÂNIA CHRISTAL


Fingimento 



Música Tânia Christal 

Letra  Numa Ciro



Você finge que não vê
Você finge que não sabe
Você finge que não finge
Você mente
Você sabe


HILDEBRANDO DE CASTRO
2005


Você finge que me cega
Você finge que não sabe
Você finge que não finge
Você nega
Você sabe

E eu?
Acredito em você




Sempre que eu saio pelas ruas me embriago
Com as ondulações dos movimentos
Procuro sentir o chão
Às vezes dói
Esse assujeitamento às leis da gravidade

Agarrada à terra escorrego pela existência
E não poderia ser mais explícita


Elliot Erwit
Tour Eiffel
1953



Nenhum comentário:

Postar um comentário